CONSELHEIRO DO TCE/RN GANHA MAIS QUE A GOVERNADORA E TRÊS VEZES MAIS QUE UM SECRETÁRIO DE ESTADO

19 de Fevereiro de 2019 | 09:34hs
Imagem [0]

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado decidiram aumentar seus salários para R$ 35.462,22.

Ganham mais que a governadora do Estado. Três vezes mais que um secretário de Estado. 36 vezes mais que um trabalhador assalariado.

E nisso não estão incluídos os penduricalhos: diárias, auxilio isso e aquilo, etc., etc., etc., etc., etc., etc.

Pode até ser legal a medida, mas é completamente imoral.

Os togados do TCE são os responsáveis pela lisura das contas públicas, analisam os gastos dos gestores e são os responsáveis por indicar punições para quem sai do trilho.

ONYX ESTÁ EMPENHADO EM RESSUSCITAR JOSÉ AGRIPINO

19 de Fevereiro de 2019 | 09:33hs
Imagem [0]

O todo-poderoso do Governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni, tem um propósito a ser cumprido o mais breve possível.

Arranjar um lugar para José Agripino na Câmara dos Deputados.

Amigo de longas datas do ex-senador potiguar, Onyx não faz segredo que o que estiver ao seu alcance fará para Agripino ser acomodado.

Para isso, será necessário que Walter Alves (MDB) ou Beto Rosado (PP) se licencie do mandato para abrir a vaga a Agripino que é o primeiro suplente.

Eu não duvido nem um pouco que Lorenzoni tem força suficiente para abrir uma vaga na estrutura federal para receber Walter ou Beto. Não digo um ministério, mas numa estatal de nível intermediário sim.

No campo das previsões eu diria que tanto Beto, como Walter aceitariam o convite.

De olhos nos próximos capítulos.

BOLSONARO QUEBRA COMPROMISSO SOBRE APOSENTADORIA E ELEITOR TEM RAZÃO EM SE SENTIR ENGANADO

19 de Fevereiro de 2019 | 09:16hs
Imagem [0]

Bolsonaro cometeu falta grave.

Descumpriu diante de toda a opinião pública uma promessa de campanha.

No melhor estilo “campanha é uma coisa, governar é outra”, o presidente que proclamara ser um crime pensar em aposentadoria somente aos 65 anos, agora concorda com ela.

Mesmo que para os eleitores tenha prometido que isso jamais aconteceria, os tempos agora são outros.

O pior nisso tudo não é meramente frustrar os trabalhadores que esperam por sua aposentadoria, é tornar um risco na água aquilo que prometeu em campanha.

Porteira aberta pra boiada passar.

Veja vídeo postado no Blog de Thaisa Galvão com a promessa feita e o descumprimento.

 

 

ROSALBA VAI FAZER DO PAGAMENTO EM DIA DOS SALÁRIOS CARRO CHEFE PARA A TENTATIVA DE REELEIÇÃO

19 de Fevereiro de 2019 | 09:15hs
Imagem [0]

Na mensagem anual que lerá na manhã de hoje na Câmara Municipal de Mossoró a prefeita Rosalba Ciarlini prestará contas de dois anos de mandato e projetará os dois anos restantes.

Rosalba dará enfoque especial ao pagamento dos salários em dia.

E não há outro assunto que pudesse figurar na centralidade do discurso da prefeita. Infraestrutura? Saúde? Educação? Melhor não.

Não se pode dizer que a gestão de Rosalba seja um desastre em si, é evidente que esse não é o caso, tampouco se pode afirmar que haja algum brilhantismo em alguma área.

Sobre os salários em dia, trunfo com o qual Rosalba pretende surfar num futuro projeto de reeleição, há uma explicação simples e que passa longe da genialidade enquanto gestora.

Simplesmente entrou dinheiro em caixa.

A arrecadação municipal hoje, comparada com a de janeiro de 2017, primeiro mês da atual gestão rosalbista, permitiu ao governo municipal respirar com certa folga.

Pagar o funcionalismo foi prioridade, é certo. O incremento de caixa permitiu a execução.

Contudo, a bola de neve que vem rolando ladeira baixa indica mais de R$ 200 milhões de débitos pendentes com fornecedores, contrapartidas, autarquias e outras mais.

Sem muito a dizer, jogar confetes sobre os salários em dia, é o que resta.

CASO TENHA ALGO GRAVE A REVELAR SOBRE BOLSONARO, EX-MINISTRO BEBIANNO SABE QUE É MELHOR FICAR CALADO

19 de Fevereiro de 2019 | 09:13hs
Imagem [0]

Com a publicação da exoneração do ministro Gustavo Bebianno da secretaria geral da presidência, as especulações no noticiário político são se o demitido vai chutar o pau da barraca e detonar os Bolsonaros.

Penso que não.

Caso Bebianno tenha informações que incomodem Jair Bolsonaro, não ganhará nada se fizer estouro da bomba de imediato. Mesmo que o poderio bélico fosse suficiente para tirar o presidente do cargo.

O que ele ganharia com isso?

Se tiver bala para abater Bolsonaro, Mourão assumiria e Bebianno ficaria na mesma. Se a bala não for letal, pior ainda, Bebianno teria seu inimigo público número um sentado na cadeira de presidente da República.

Manda a sabedoria de Brasília que Bebianno lucre com o que sabe e da melhor maneira possível. E não será estourando uma bomba que ele sairá na vantagem.

Mas, isso não implica que o demitido vai ficar quietinho e sumir do mapa. É preciso sempre demonstrar que está vivo e que incomoda.

E para isso, pequenas doses diárias do famoso “eu estou aqui”. As redes sociais estão ai para isso. Os vazamentos anônimos também. Aguardemos, pois.

ISOLDA PODE SER CANDIDATA DO PT EM MOSSORÓ, MAS AINDA PRECISA MELHORAR IMAGEM

16 de Fevereiro de 2019 | 05:25hs
Imagem [0]

Os leitores desse blog é quem estão pautando nossos comentários. Vez por outra recebo no whatssap sugestões de temas e perguntas para o blog responder.

Fui perguntando o que acho de uma possível candidatura de Isolda Dantas, do PT, a Prefeitura de Mossoró?

Acho que existe a possibilidade, mas sua concretização depende basicamente de quatro construções futuras.

  1. O desempenho da gestão de Fátima Bezerra até o período eleitoral do ano que vem.
  2. O desempenho do governo de Jair Bolsonaro e a postura da opinião pública sobre ele.
  3. O desempenho de Isolda no seu mandato de deputada estadual e a repercussão do mesmo em Mossoró.
  4. A capacidade de Isolda de se articular com os blocos de oposição e ser a escolhida para representar o bloco.

Como podemos perceber são muitas variáveis ainda a serem analisadas no futuro.

Penso que a possível candidatura não será tarefa fácil. O fato de ter obtido 11.031 mil votos em Mossoró no ano passado, ainda não pode ser usado como argumento determinante para forjar uma candidatura.

Pegando só um exemplo dentro do segmento da esquerda, Gutemberg Dias que na eleição municipal de 2014 obteve 11 mil 152  votos para prefeito de Mossoró, dando a entender que seria uma liderança emergente, porém na eleição seguinte, candidatou-se a deputado estadual e teve apenas 2 .205 votos na cidade.  

Isolda não é uma política carismática, tampouco é uma unanimidade no ponto de vista da atuação política, nem é tão conhecida do eleitorado.

O universo do eleitorado petista na cidade, mirando as últimas eleições municipais, aponta para um quantitativo limitado, muito aquém do necessário para se apresentar bem nas pesquisas, que é o primeiro passo para se consolidar como pré-candidata.

Enumero essas razões apenas para mostrar que não é uma caminhada simples a de Isolda rumo a uma candidatura.

Embora ninguém possa desconhecer que sua eleição a deputada estadual no ano passada, quantos muitos tentaram e não conseguiram, é um trunfo que a qualifica para iniciar a jornada.

ROSALBA VOLTA A ANDAR NAS RUAS, VISITAR OBRAS. O QUE VOCÊ ACHA DISSO?

16 de Fevereiro de 2019 | 04:03hs
Imagem [1]

Quarta-feira ´pela manhã a prefeita Rosalba Ciarlini estava fazendo andanças pelo conjunto Abolição 4. Verificava, acompanhada de servidores municipais e vereadores, as obras de saneamento numa das ruas do bairro.

A notícia que tenho é que Rosalba retomou suas visitas aos bairros, sendo vista com frequência no meio da rua visitando as obras do município.

Há duas justificativas para isso.

A primeira que ela está realmente empenhada no papel de gestora e acompanha as obras bem de perto para demonstrar atenção ao serviço feito e para cobrar dos seus subordinados e empresas contratadas o devido zelo para o serviço.

A segunda que ela “forja” essas andanças nas ruas para ser vista pelo povo como uma prefeita trabalhadora, demonstrar ser atuante, chamar a atenção para si, tendo como objetivo aparecer na mídia e no meio do povo visando obter ganhos para sua imagem eleitoral.

Cada leitor fica livre para escolher a justificativa que mais achar conveniente. Qual a sua?

QUANDO A MORTE DE UM CACHORRO COMOVE BEM MAIS QUE A MORTE DE UM JOVEM

16 de Fevereiro de 2019 | 03:55hs
Imagem [0]

Um jovem de 19 anos morreu ontem após ser imobilizado em um "mata-leão" por um segurança do hipermercado Extra, na Barra da Tijuca.

A cena do segurança estrangulando o jovem viajou o mundo pelas redes sociais. Opiniões divididias.

Mas mesmo assim, causou bem menos comoção do que o funcionário do supermercado Carrefour que matou um cachorro a pauladas.

A morte do cachorro indignou meio mundo de gente. A do jovem de 19 anos, sem antecedentes criminais e com problemas mentais, nem tanto.

JORNAL DIZ QUE BOLSONARO VAI MANTER O MINISTRO BEBIANNO. MENTIROSO OU CHANTAGISTA?

15 de Fevereiro de 2019 | 13:23hs
Imagem [2]

Sobre esta lenga-lenga da saída ou não do ministro Bebianno do Governo, tem um monte de questões a serem explicadas.

Bebianno foi chamado de mentiroso nas redes sociais por Carlos Bolsonaro. Bolsonaro, o pai, retuitou e deu aval ao que o filho afirmou.

A partir daí noticiou-se que Bolsonaro esperava o pedido de demissão do ministro.

Em suas declarações Bebianno deixou claro que não sairia do governo pela porta dos fundos. E que se caísse, muita gente cairia com ele.

Agora a tarde  (13h22)leio no Globo que Bolsonaro desistiu de demitir o ministro e ele continua na sala ao lado do presidente na função de secretário-geral da presidência.

Restaram duas possibilidades pra gente conjecturar sobre isso.

A primeira é que Bebianno não era um mentiroso, ora, não é de se supor que Bolsonaro manteria um ministro mentiroso no cargo. Então foi Carlos Bolsonaro quem mentiu.

A segunda que em sendo ele um mentiroso, a ameaça de que “eu não caio sozinho” foi usada como chantagem.

E funcionou.

NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS, O GOVERNO DO RN PERDEU 12 MIL SERVIDORES ATIVOS

15 de Fevereiro de 2019 | 13:01hs
Imagem [0]

Após criticar a falta de transparência do Governo do RN, horas depois recebi no e-mail um boletim administrativo com os números sobre o quadro de servidores do Estado.

Hoje existem 52.346 servidores na ativa  e 53.558 entre inativo e pensionistas.

O que me chamou atenção no boletim, foi que de 2014 para agora, mais de 12 mil servidores se aposentaram. Ou seja, em 2014 estavam na ativa 65.490 servidores e hoje estão apenas 53.558.

Olhando os custos da folha salarial do Estado, que hoje está em 480 milhões de reais, fiz uns cálculos pelo número de servidores de cada órgão para chegar ao custo unitário de cada servidor.

A média de remuneração do servidor potiguar é de R$ .4332,85

O custo médio mais caro por servidor está na PGE- Procuradoria Geral do Estado que tem 259 servidores e tem uma média de remuneração  de R$ 11.249,89.

Seguido da Degepol que tem custo médio por servidor de R$ 10.312,94.

No Detran, o custo médio por servidor é de R$ 7.912,88.  

Cada policial militar do RN custa em média R$ 5.159,32.

Na Saúde o custo médio é de R$ 3.980,34.

O menor custo por servidor está na Educação, R$ 2.989,41.

Sou jornalista há 28 anos, advogado e professor de História. Não sei se sou competente, mas sei que sou responsável com minhas tarefas.

netoqueiroz@uol.com.br