ESPETÁCULO NATALIS PROMETE EMOCIONAR NO PÁTIO DA CATEDRAL DE SANTA LUZIA

21 de Novembro de 2017 | 17:24hs
Imagem [0]

De 23 a 26 de novembro, o Colégio Diocesano apresenta o ‘Natalis 2017 – a história do nascimento de Jesus’, todas as noites a partir das 19h30, no adro da Catedral de Santa Luzia. Esta é a terceira edição do espetáculo, encenado pelo Grupo Diocecena e o Coral Santa Luzia. A direção é da coreógrafa Roberta Schumara.

“Este ano, desde o início da construção do espetáculo, pensamos na emoção como um elemento marcante do Natalis. A história do nascimento de Jesus já tem essa presença de sentimento bem definida e foi justamente nisso que trabalhamos para que o público possa ser envolvido a cada cena no palco”, comentou Roberta Schumara.

O Natalis conta com cerca de 200 pessoas no elenco, entre bailarinos, atores, músicos e produção. Os ensaios acontecem há mais de dois meses, com presença da banda de música do Shalom e atores convidados para compor o espetáculo.

Schumara adianta que o Natalis 2017 terá surpresas ao final de cada noite. “Queremos transmitir uma mensagem de paz para quem for assistir, por isso estamos preparando momentos especiais que representem bem a história de Jesus Cristo, para envolver ainda mais o público no final das apresentações”, completa a diretora.

ENSAIO GERAL

Na noite desta quarta-feira, 22, a partir das 19h, acontece o ensaio geral do Natalis 2017, no adro da Catedral de Santa Luzia, com a presença de todo o elenco.

Fonte: CDSL

NONA EDIÇÃO DO FONAVID ESTÁ NA PAUTA DOS PROGRAMAS DE TV DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

21 de Novembro de 2017 | 17:15hs
Imagem [0]

Os programas de TV do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte – o Justiça e Você e o TJRN Notícias – destacam os detalhes da 9ª edição do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica, o Fonavid. Magistrados de todo o país e especialistas de diversas áreas se reuniram em Natal, para debater o fenômeno da violência contra a mulher, sob uma ótica multidisciplinar, e propostas de políticas públicas para o enfrentamento dessa questão.

O Justiça e Você mostra os resultados do Mutirão de Execução Fiscal realizado na comarca de Parnamirim. A mobilização foi organizada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos em parceria com a prefeitura de Parnamirim. O TJRN Notícias destaca o mutirão realizado em Natal, com 125 processos envolvendo demandas relacionadas ao Banco do Nordeste.
O Justiça e Você e o TJRN Notícias são produzidos pela Secretaria de Comunicação Social do TJRN.

AS BARBARIDADES NA ENTREVISTA DO MINISTRO DO STF, LUIZ FUX, A BBC DE LONDRES

21 de Novembro de 2017 | 16:07hs
Imagem [0]

Que absurdo tremendo foi a entrevista do ministro do STF, Luiz Fux, a BBC de Londres. Alguém precisa por um freio nas barbaridades que ministros do STF andam cometendo.

Pelo bem do País.


Fux viola lei orgânica da magistratura, que proíbe que juízes deem declarações sobre casos que estão ou virão a estar sobre sua jurisdição.

Fux disse que a decisão da Assembleia Legislativa sobre a revogação da prisão de Jorge Picciani era “lamentável”, “vulgar” e “promíscua”.

Esqueceu que foi o STF que abriu essa janela. O que a AL fez é em tudo idêntica ao que o STF autorizou o Senado a tomar em relação a Aécio Neves

Outro absurdo de Luiz Fux.

Ele vai presidir o processo eleitoral que escolherá o Presidente da República em 2018, dirigindo o TSE, mas sente-se no direito de rasgar-se em elogios a uma possível candidatura de Joaquim Barbosa: “entendo que ele seja um grande nome nesse momento que o Brasil precisa de uma repercussão internacional de que seu dirigente é um exemplo de moralidade e de probidade”.

Por fim, mais uma do Fux:

Referindo-se a Lula disse que político ficha suja com condenação em segunda instância não deveria concorrer, deveria ser alijado. O pior é que Fux disse isso quando ainda estamos a meses do TRF4 proceder ao julgamento em segunda instância de Lula.

Fux é um arremedo de juiz.

PREFEITURA REALIZA AGENDAMENTOS PARA SELEÇÃO DE VAGAS NA AEC

21 de Novembro de 2017 | 16:00hs
Imagem [0]

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agricultura e Turismo, realiza durante esta semana agendamentos para vagas na empresa AeC. O processo de seleção é feito pela empresa e os candidatos são destinados às vagas disponíveis da função de Operador de Telemarketing.

Os interessados devem comparecer munidos de currículo e documento de identificação. Os agendamentos ocorrem até sexta-feira (24), no horário das 7h às 13h, na sede da Secretaria, localizada na Rua Rui Barbosa, 282, Alto da Conceição.

Os candidatos devem procurar o setor de empregabilidade. Informações pelo telefone 3315-5223.

GOVERNO DO RN NÃO PODE SACAR DINHEIRO DO FUNDO PREVIDENCIÁRIO, INFORMA BANCO

21 de Novembro de 2017 | 15:57hs
Imagem [0]

Instituto Previdenciário do Rio Grande do Norte (Ipern) não pode sacar os recursos do Fundo Financeiro do Estado (Funfirn) para pagar salários de aposentados e pensionistas. A informação foi repassada oficialmente pela gerência geral do Banco do Brasil aos representantes do Estado e confirmada pelo procurador-geral adjunto do Estado, João Carlos Coque. O governo queria usar o dinheiro para liberar recursos e pagar os duodécimos dos poderes estaduais, que estão atrasados.
De acordo com o procurador, o banco informou que os recursos não podem ser sacados até o prazo final das aplicações financeiras em que foram depositados. Elas acabarão entre 2019 e 2021. Ao todo, o fundo conta atualmente com R$ 321 milhões. "Não pode ser usado nada, à exceção de um valor bem pequeno, que não resolve o problema do Estado", afirmou Coque.

Veja a matéria completa do G1.

CIRO GOMES E TIÃO COUTO FARÃO PALESTRA EM MOSSORÓ

21 de Novembro de 2017 | 15:57hs
Imagem [0]

Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República pelo PDT confirmou presença em Mossoró no dia 5 de dezembro para ministrar uma palestra no Auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), em Mossoró, durante a Semana Ativa do Administrador.

Outro palestrante do evento é o pré-candidato ao governo do RN, Tião Couto - PSDB, que também abordará a temática voltada para o perfil do novo administrador.

A semana do Administrador da Ufersa acontece anualmente desde 2008, com o intuito de oportunizar conhecimento aos alunos e à comunidade em geral interessada nas temáticas debatidas no curso de Administração da UFERSA.

A promoção é do Centro Acadêmico de Administração da UFERSA (CAAD), com o apoio da Coordenação do Curso de Administração e do Programa de Educação Tutorial (PET) Gestão Social da referida universidade.

OIT DIZ QUE HÁ MAIS DE 70 MILHÕES DE JOVENS DESEMPREGADOS NO MUNDO

21 de Novembro de 2017 | 15:55hs
Imagem [0]

O relatório “Tendências Globais de Emprego para a Juventude 2017", lançado pela Organização Mundial do Trabalho (OIT) alerta para o desemprego juvenil, que atinge 70,9 milhões de jovens no mundo. Para 2018, a estimativa é de que o desemprego entre a população jovem aumente ainda mais, chegando a 71,1 milhões de pessoas.

O documento divulgado ontem (20) mostra que, em 2016, a taxa global de desemprego juvenil ficou em 13%. Para 2017, deve ficar um pouco acima, em 13,1%. Apesar do pequeno aumento, o indicador representa melhora significativa se comparado ao auge da crise, em 2009, quando foram registrados 76,7 milhões de jovens desempregados no mundo.

Se considerarmos apenas a América Latina e o Caribe, a taxa de desemprego juvenil ficou em 19,6% em 2017, o que representa 10,7 milhões de pessoas. Os piores indicadores são observados nos Estados árabes (30%) e no norte da África (28,8%).

NOVO MODELO DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO PERMITE INCLUSÃO DE NOME DE PADRASTO

21 de Novembro de 2017 | 15:54hs
Imagem [0]

A partir de hoje (21), os cartórios de registro civil podem começar a adotar os novos modelos de certidões de nascimento, casamento e óbito definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As alterações visam a facilitar registros de paternidade e maternidade de filhos não biológicos e regulamentar o registro de crianças geradas por técnicas de reprodução assistida, entre outras medidas. Os cartórios têm prazo até 1º de janeiro de 2018 para se adaptar, data em que os novos formatos se tornam obrigatórios.

A principal novidade é a que permite a inclusão de nomes de pais socioafetivos na Certidão de Nascimento sem necessidade de recorrer ao Judiciário. Ou seja, para que um padrasto, madrasta ou novo companheiro de um dos pais da criança conste no documento como pai ou mãe, basta que o responsável legal por ela manifeste esse desejo no cartório. No caso de filhos a partir de 12 anos de idade, é necessário seu consentimento.

Clique aqui para saber mais.

MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA CAMPANHA VOLTADA PARA A POPULAÇÃO NEGRA

21 de Novembro de 2017 | 15:53hs
Imagem [0]

Para marcar o Dia da Consciência Negra, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, lançou hoje (21) em Brasília uma nova campanha publicitária voltada para a população negra. Com o slogan "O SUS está de braços abertos para a saúde da população negra”, a iniciativa visa a garantir o atendimento ético a pessoas pretas e pardas.

A população negra representa 54% dos brasileiros e detém indicadores que demostram situações de vulnerabilidade no que diz respeito às doenças crônicas e infecciosas, tais como a anemia falciforme, o diabetes mellitus (tipo 3), a hipertensão arterial e a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase.

De acordo com Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, 29,7% da população de cor clara avaliam sua saúde entre muito ruim e regular. Quando se trata da população negra e parda, esse índice sobe para 37,8%.

Cinco mil profissionais de saúde serão treinados com cursos e capacitação para o atendimento primário em comunidades quilombolas. O objetivo é fomentar a campanha "O SUS está de braços abertos para a saúde da população negra" e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Somente a partir deste ano foi instituída a obrigatoriedade da especificação do quesito cor/raça no preenchimento das fichas cadastrais para os usuários do SUS. Segundo o Ministério da Saúde, após a adequação dos sistemas, será possível construir um perfil epidemiológico por raça/cor no Brasil.

ALVES E MAIA QUEREM ROSALBA PARA IMPEDIR CRESCIMENTO DE TIÃO COUTO EM MOSSORÓ

17 de Novembro de 2017 | 11:55hs
Imagem [0]

A “combinação” da chapa dos Caciques no RN (Alves, Rosado e Maia) traz um elemento que precisa ser analisado pelo seu aspecto de curiosidade política. 

Estou falando da presença de Rosalba Ciarlini no acordão, através da indicação que ela fará de um nome que disputará como candidato a vice-governador. 

Quando a gente olha para as pesquisas de popularidade e o pacote de vaias que envolve Rosalba, principalmente quando ela aparece nos eventos em Natal, surge a questão: o que levou Alves e Maia a colocarem Rosalba nesse chapão? Principalmente depois que foram eles mesmos que a impediram-na de disputar a reeleição em 2014? 

A resposta é bem fácil. Rosalba é o calço que os caciques necessitam colocar no sapato chamado Mossoró para evitar que Tião Couto capitalize uma maioria considerável de votos em favor de uma chapa oposta. 

Hoje Rosalba se tornou um mal necessário, caso contrário Tião toma de conta do eleitorado da segunda maior cidade do Estado.

 Foi este o motivo pelo qual Alves e Maia tiveram que engolir essa pedra. 

A dúvida que fica é se eles fizeram direitinho a conta do tal custo e benefício. Trazer Rosalba para uma chapa que já está pesada demais de caciques e velharias, vale a pena, só pelo fator Tião Couto? 

E se Tião for candidato ao Governo, vão pedir a Rosalba o antídoto em Mossoró? 

Fica o tema para reflexão. E o fato de Rosalba, rejeitada em 2014, agora servir em 2018.

Sou jornalista há 28 anos, advogado e professor de História. Não sei se sou competente, mas sei que sou responsável com minhas tarefas.

netoqueiroz@uol.com.br